A orelha cortada

É claro que a orelha é de Van Gogh.

Vincent Van Gogh (1853-1890) pintou trinta e cinco autorretratos entre os anos 1886 e 1889.  Dois deles são com a orelha coberta com uma faixa branca.  Mas por que ele aparece com a orelha enfaixada? Existe mais de uma versão como resposta.

VanGogh_orelha2

“Autorretrato com a orelha cortada”, de Van Gogh. 1989, ost, 60 X 49 cm. Instituto Courtauld de Arte, Londres

23 de dezembro de 1888. Antevéspera de Natal. Naquele ano, Vincent já morava na famosa Casa Amarela, em Arles, sul da França. Tinha o objetivo de realizar o sonho de montar uma colônia de artistas e pintar pessoas e paisagens utilizando a luz direta da região.

VanGogh_casaamarela

“A Casa Amarela”, de Van Gogh. 1888, ost, 72 X 92cm. Museu Van Gogh, Amsterdam

Naquele dia, Van Gogh havia mais uma vez brigado com o amigo e também pintor Paul Gauguin (1848-1903), que morava com ele na Casa Amarela. Os dois já não conseguiam se entender.“Vincent e eu não podemos simplesmente viver juntos em paz devido à incompatibilidade de temperamentos”, reclamou Gauguin a Theo, irmão de Vincent. A situação tornou-se insustentável e Gauguin resolveu ir embora. Vincent se desesperou.

A primeira versão diz que, após o jantar, Vincent teria usado uma faca para cortar um pedaço de sua orelha esquerda.  Depois, embrulhou o pedaço da orelha com jornal e foi até um bordel das redondezas, onde entregou a parte mutilada para uma prostituta chamada Rachel, dizendo-lhe para que guardasse o objeto com cuidado. Essa é a versão mais conhecida.

VanGogh_orelha3

“Autorretrato com a orelha cortada”, de Van Gogh. 1889, ost, 51 X 45cm. Coleção particular.

Porém, existe outra versão para este acontecimento. De acordo com Hans Kaufmann e Rita Wildegans, dois pesquisadores de arte da Alemanha, a orelha de Vincent foi cortada por Paul Gauguin, que era um excelente esgrimista. Em entrevista ao portal do jornal britânico “The Guardian“, Kaufmann afirmou que “perto do bordel, a cerca de 300 metros da casa onde moravam, houve um último encontro entre os dois: Van Gogh teria atacado Gauguin, que, para se defender da fúria do holandês, sacou sua arma. Em seguida, fez alguns movimentos na direção de Van Gogh e depois disso cortou sua orelha“.

Segundo os historiadores, a verdade sobre o acontecido nunca veio à tona porque os dois amigos mantiveram um pacto de silêncio. Gauguin não queria ser acusado de um atentado e Van Gogh estaria apaixonado pelo amigo e queria mante-lo sempre por perto.

Dois autorretratos com a orelha cortada. Duas versões sobre o ocorrido. Alguém sabe aí de mais uma versão sobre a orelha cortada de Van Gogh?

Autor: Catherine Beltrão

Comments(2)

  1. Responder
    Eduardo Vieira says:

    Não escondo de ninguém minha admiração pela obra de Van Gogh. Então não é difícil imaginar o quanto foi delicioso ler esse post. Não conheço outras teorias sobre essa questão do corte da orelha, mas confesso que fiquei motivado a procurar por outras. A ‘tecnologia’ da época (cartas manuscritas) permite esse registro valioso que ainda pode trazer surpresas. Quem sabe, ainda, dentre alguma das inúmeras cartas trocadas entre Theo e Van Gogh…

  2. Responder
    Chico Joy says:

    Realmente um grande mistério!! Muito legal esse post! 🙂

Comente