Arte olímpica: movimento, beleza e precisão

A arte cinética possui movimento, beleza e precisão. O esporte olímpico tem movimento, beleza e precisão. A arte olímpica é movimento, beleza e precisão.

AthosBulcao0

Imagem da cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016, inspirada em painéis de Athos Bulcão

 

AthosBulcao2

Painéis da linha Athos, da Concreta – Oca Brasil

AthosBulcao1

Painel de Athos Bulcão – Teatro Nacional Cláudio Santoro, 1966. Brasília – DF. Foto: Patrick Grosner

Tendo sido assistente de Portinari, com quem trabalhou no Mural de São Francisco de Assis na Pampulha, Athos Bulcão (1918-2008) é um dos maiores nomes do concretismo brasileiro. Junto à arquitetura de Oscar Niemeyer, deixou um legado imenso de painéis e azulejos em obras públicas de Brasília.   Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a geometria e o concretismo de Athos Bulcão se transformaram em Arte Cinética, através da introdução do movimento proporcionado pela fantástica coreografia de Deborah Colker.

Parkour

Imagem da cerimônia da abertura das Olimpíadas Rio 2016, inspirada em painéis de Athos Bulcão. “Parkour”, coreografia de Deborah Colker.

 

Olimpiadas2016_5

Curvas sinuosas em movimento de Niemeyer, por onde Gisele Bündchen caminhou na cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016. Vídeo. Duração: 1:35

Oscar Niemeyer (1907-2012), nosso maior arquiteto, que disse um dia “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito“, também esteve presente na cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016. O traçado das curvas de Niemeyer formaram a passarela por onde Giselle Bündchen caminhou ao som de Tom Jobim.

 

AnthonyHowe_video2

Vídeo apresentando algumas obras de Anthony Howe. Duração: 3:58

Anthony Howe, escultor cinético que criou a pira dos Jogos Olímpicos Rio 2016, define a escultura cinética: “Escultura cinética reside na interseção de inspiração artística e complexidade mecânica“.

E continua Anthony Howe: “A fabricação de uma das minhas peças depende de expressão criativa, fabricação de metal e um processo de design lento em partes iguais. Destina-se a alterar a própria experiência de tempo e espaço quando testemunhado”.

AnthonyHowe_sol

Vídeo: Pira olímpica Rio 2016, de Anthony Howe. Duração: 1:06

A pira olímpica de Anthony Howe, a passarela de Oscar Niemeyer e as construções coreográficas de Athos Bulcão mostram como o esporte se aproxima da arte, em especial a Arte Cinética, quando se trata de movimento, beleza e precisão.

Autor: Catherine Beltrão

Comente