As cinco últimas obras de Van Gogh

Vincent van Gogh pintou cerca de 2000 obras em uma década de produção. Mas foi em Auvers-sur-Oise, pequeno vilarejo perto de Paris, que Van Gogh viveu seus três últimos meses de vida, após ficar internado por um ano em uma instituição em Saint-Rémy. Lá ele pintou 77 obras.

Neste período, Vincent experimentou novos formatos de composição. Antes de Auvers, suas composições paisagísticas mediam 50 X 50cm ou 60 X 60cm, refletindo os tamanhos de tela padrão fornecido pelos comerciantes de arte parisienses. Para esses últimos trabalhos ele juntou duas das telas para criar um painel de dois quadrados medindo quase três pés de largura (50 x 100 cm).

VanGogh_Corvos

“Campo de Trigos com Corvos”, de Vincent van Gogh. 1890

Não se sabe ao certo qual a última obra pintada por Van Gogh. Muitos acreditam ser o famoso “Campo de Trigos com Corvos“. Será? Concluída em 1890, nas ultimas semanas de vida de Van Gogh, a obra está no Museu Van Gogh, em Amsterdã, na Holanda.

VanGogh_Raizesdearvore

“Raízes de árvore”, de Vincent van Gogh. 1890

De julho de 1890, inacabada, “Raízes de árvore” foi encontrada no cavalete de Van Gogh no quarto da pensão em que morava quando morreu, em Auvers-sur-Oise. Por isso, acredita-se também que é sua última obra. A tela está no Museu Van Gogh, de Amsterdã.

VanGogh_LeJardindeDaubigny

“O jardim de Daubigny”, de Vincent van Gogh. 1890

O jardim de Daubigny“, pintado três vezes por Vincent van Gogh, retrata o jardim fechado de Charles-François Daubigny, um pintor que Van Gogh admirou ao longo de sua vida. Van Gogh começou com um pequeno estudo de uma seção do jardim. Então ele trabalhou em duas pinturas quadradas duplas do jardim murado.

VanGogh_The_Plain_of_Auvers

“Planície de Auvers”, de Vincent van Gogh.1890

O campo de visão mais amplo, proporcionado pela junção de tuas telas quadradas, certamente se adequava a um tema recorrente de Van Gogh: os famosos vastos campos ondulados de Auvers, em especial, “Planície de Auvers“.

VanGogh_Wheatfield-Under-Thunderclouds

“Campo de trigo sob nuvens de tempestade”, de Vincent van Gogh.1890

Em “Campo de trigo sob nuvens de tempestade“, os campos verdes e o céu azul parecem se estender muito além das bordas da imagem, criando um efeito panorâmico. A obra também se encontra no Museu Van Gogh, em Amsterdã.

Como última tela pintada por Vincent Van Gogh, escolho a segunda apresentada neste post: “Raízes de árvore” . E você?

Autor: Catherine Beltrão

Comment(1)

  1. Responder
    Joao says:

    Mas é exatamente “raízes de arvores”, considerada por muitos críticos, a ultima obra dele…
    By the way, vi pessoalmente e é uma pintura incrível!!!
    😉

Comente