Dali visto daqui (parte I)

No espaço de menos de um ano, três exposições de Salvador Dali terão sido apresentadas ao público brasileiro.

Dali2

Salvador Dali

Salvador Dali (1904-1989), nasceu e morreu na Catalunha, Espanha. Passou pelos movimentos do Dadaísmo, Cubismo e Simbolismo, mas até hoje é considerado o nome mais importante do Surrealismo. Dali produziu mais de 1500 quadros ao longo da sua carreira, e também ilustrações para livros, litografias, desenhos para cenários e trajes de teatro, um grande número de desenhos e dezenas de esculturas, além de projetos para cinema. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que aborrecia os que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma um tanto quanto excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.

A primeira das exposições, “Dali, a Divina Comédia“, aconteceu em 2013, passando pelo Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e São Paulo, nos espaços da Caixa Cultural destas cidades.

Dali_purgatorio_o-reino-dos-penitentes

Purgatório – O reino dos penitentes

Assim como a obra “Guerra e Paz“, de Cândido Portinari, nasceu a partir de uma solicitação de doação de obra de arte aos países membros para a sede da ONU (vide post neste blog), o governo italiano, em meados do século XX, para comemorar os 700 anos de nascimento de Dante Alighieri, encomendou a diversos pintores obras em homenagem ao grande poeta. Salvador Dali produziu, entre 1950 e 1960, 100 xilogravuras inspiradas na obra A Divina Comédia.

Com curadoria de Rodolfo de Athayde e Ania Rodriguez, a exposição “Dali, a Divina Comédia” foi estruturada nos moldes da obra de Dante. Em três ambientes, as 100 xilogravuras de Dalí percorrem a viagem imaginária do poeta, desde o Inferno (com 34 imagens) em que Dante foi acompanhado por Virgílio até o centro da terra, onde se depara com Lúcifer; depois, guiado pela amada Beatriz, quando regressa à superfície e passa pelo Purgatório (33 imagens), até chegar a ser admitido no Paraíso (33 imagens).  As gravuras de Dalí ilustram, um a um, os cantos do poema épico de Dante.

A segunda exposição de Dali no Brasil nestes últimos meses se intitula “Salvador Dali – Esculturas“, com a curadoria de Francisco Lara, inaugurada em abril e cuja visitação se estenderá até 15 de junho de 2014, na galeria Vitrine da Caixa Cultural de Brasília/DF. A mostra reúne 26 esculturas, produzidas entre 1970 e 1981, confeccionadas em bronze com técnica de fundição por cera.

Dali-escultura1

Um quadro do pintor Francisco de Goya serviu de impulso para Salvador Dali criar toda uma série de esculturas no início dos anos 1970. Durante um passeio com a mulher, Gala, pelas ruas de Madri, o artista se deparou com um retrato de São Paulo pintado por Goya no século 18 e pendurado no interior de uma galeria. O dono da loja, Isidro Clot, apresentou Dali à obra e deu início a uma relação que resultaria em 44 moldes de escultura em cera, negociados em troca da pintura de Goya e de uma série de pagamentos sucessivos realizados ao longo dos anos.

Dali vendeu a Clot os direitos de reprodução das obras em diversos tamanhos e com diferentes utilidades. O conjunto foi batizado de Coleção Clot. As obras que vieram ao Brasil pesam, em média, 4 toneladas, e, por causa das dimensões, as peças viajaram de navio da Espanha até o Brasil. O curador fez uma montagem pedagógica para explicar a questão da autoria na arte.  Além das 24 peças consideradas originais, foram incluídas duas outras que não pertencem à Coleção Clot, embora sejam tidas como obras de Salvador Dali. As obras feitas para Clot são consideradas originais porque foram modeladas pelo próprio artista e reproduzidas em edições de apenas oito exemplares, detalhe que, no mercado de arte, é responsável pela autenticação da autoria e valorização da obra.

A continuação do texto segue em outro post, “Dali visto daqui (parte II)”.

Fontes: http://www.favodomellone.com.br/dali-a-divina-comedia-mostra-aproxima-literatura-e-artes-visuais/ e http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2014/04/13/interna_diversao_arte,422854/exposicao-com-26-esculturas-de-salvador-dali-chega-em-brasilia.shtml

 Autor: Catherine Beltrão

Comente