David Bowie: autorretratos

O mundo está consternado. Vitimado por um câncer de fígado, lá se foi David Bowie (1947-2016), um dos maiores artistas de música popular de todos os tempos, tendo influenciado gerações por mais de cinco décadas de constantes inovações em suas criações artísticas.

Bowie_autorretrato0

Autorretrato de David Bowie. 1978

Aclamado em todo o mundo e por quase todos que conhecem sua música, no entanto são poucos os que sabem de suas produções nas artes plásticas. Vale a pena.

Bowie_autorretrato1

Autorretrato de David Bowie. 1996.

Bowie_autorretrato3

Autorretrato de David Bowie. 1996.

Em sua profícua trajetória musical, ele  também teve tempo de desenhar, pintar e esculpir.  São apresentados neste post alguns de seus autorretratos, realizados em 1996.

Três destes autorretratos foram vendidos durante um leilão em Penzance, na cidade inglesa de Cornwall. Segundo a publicação, o comprador pagou US$ 10 mil  pelas três obras. As pinturas  fazem parte da coleção “D-Heads”.

Uma óbvia previsão: em dez anos, o valor destas obras terá ultrapassado os US$ 100 mil. Alguém duvida?

 

Bowie_autorretrato5

Autorretrato de David Bowie. 1996.

Para ver a série dos 7 autorretratos, clique aqui.

Embora o propósito deste texto tenha sido mostrar uma faceta pouco conhecida do artista, não há como escrever sobre David Bowie e não apresentar alguma referência musical. A seguir, três links de acesso para vídeos de Bowie com grandes parceiros: em 1975, com John Lennon  – “Fame“; em 1981, com Freddie Mercury – “Under pressure“; em 1996, com Phillip Glass – “Heroes“.

Autor: Catherine Beltrão

Comente