Musicais dos anos dourados

Os anos 60 foram meus anos dourados. E três musicais douraram estes anos. Os três já cinquentões…

Começo por “West Side Story” (“Amor Sublime Amor“), de 1961.

West_Somewhere

Vídeo com a canção “Somewhere”.

Com direção de Jerome Robbins e Robert Wise e música de
Leonard Bernstein, ganhou o Oscar de melhor filme em 1962.

West_cartaz

Cartaz do filme

West_gangsA história é uma adaptação livre de “Romeu e Julieta“, de William Shakespeare. No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa.

O segundo a colorir  minha adolescência foi “My Fair Lady” (“Minha Bela Dama“), de 1965.

Fair_Icouldhavedancedallnight

Vídeo com a canção “I Could Have Danced All Night”

Dirigido por George Cukor e música de Frederick Loewe, ganhou o  Oscar de melhor filme no mesmo ano de 1965.

Fair_cartaz

Cartaz do filme

Fair_TheraininSpainTendo sido adaptado de “Pygmalion“, de George Bernard Shaw, “My Fair Lady” conta a história de Eliza Doolittle (Audrey Hepburn), uma mendiga que vende flores pelas ruas escuras de Londres em busca de uns trocados. Em uma dessas rotineiras noites, Eliza conhece um culto professor de fonética Henry Higgins (Rex Harrison) e sua incrível capacidade de descobrir muito sobre as pessoas apenas através de seus sotaques. Quando ouve o horrível sotaque de Eliza, aposta com o amigo Hugh Pickering, que é capaz de transformar uma simples vendedora de flores numa dama da alta sociedade, num espaço de seis meses.

Também de 1965, é o musical “The Sound o Music” (“A Noviça Rebelde“).

Novica_ThesoundofMusic

Vídeo com a canção “The Sound of Music”

O filme teve direção de Robert Wise e música de Richard Rodgers e
Oscar Hammerstein II, ganhando o Oscar de melhor filme em 1966.

P00292H.jpg

Cartaz do filme

Novica_SolongfarewellAdaptado do livro “The Story of the Trapp Family Singers“, escrito por Maria von Trapp, o filme se passa no final da década de 1930, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país. Uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquistando o carinho e o respeito das crianças. Mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.

Estes três musicais marcaram minha adolescência. Por consequência, minha vida. Canto algumas de suas canções até hoje, passados mais de cinquenta anos…

 Autor: Catherine Beltrão

Comente