O antigo que permanece

Predios2

Capa do livro “Rio – Casas e Prédios Antigos”

 

Acaba de ser publicado, pela Gaps Editora, o belo livro “Rio – Casas e Prédios Antigos“, com textos de Rafael Bokor e fotografias de Milena Leonel e Renan Olivetti. Primoroso. Uma viagem pelo tempo e pelos caminhos sensíveis representados nos escritos e nas imagens, que se complementam como peças de um quebra-cabeças de histórias de vida…

Predios3

Hall de entrada do Edifício Brasil, em Copacabana

A maioria dos prédios incluídos no livro datam dos anos 30 e 40 e seguem o estilo art déco. Como a impressionante entrada do Edifício Brasil, situado na Rua Fernando Mendes, em Copacabana. Quase todo em mármore, ornamentado com lustres e arandelas de ferro, quantos não terão se imaginado príncipes e princesas, ao atravessar este “hall de palácio“…

Predios8

Castelinho do Flamengo

Predios4

Castelinho do Flamengo – escadaria interna

Quem nunca ouviu falar do “Castelinho do Flamengo“? Datado de 1918, possuindo 3 andares e 31 ambientes, esta construção detém uma história fantástica, com direito a prisioneira na torre e assombrações fantasmagóricas. Após décadas de ocupações irregulares e predatórias, com sucessivas restaurações, a partir de 1992, o castelo se tornou o Centro Cultural Municipal Oduvaldo Viana Filho.

Considerado “O Rei dos Prédios Cariocas“, o Edifício Seabra também é conhecido como o Dakota carioca, aquele edifício nova-iorquino onde morou John Lennon, e também local onde foi assassinado. Sombrio, com muitas colunas e arcos, o prédio foi construído nos anos 30 e possui 12 andares, sendo os 3 últimos reservados para formar uma cobertura tríplex (voltaram à moda hoje em dia essas coberturas tríplex…).

Predios7

Edifício Seabra, no Flamengo

Predios1

Gabinete de Leitura Guilherme Araújo. Fachada externa.

Predios6

Gabinete de Leitura Guilherme Araújo. Um dos ambientes internos.

O lançamento do livro “Rio – Casas e Prédios Antigos” ocorreu a 22 de dezembro de 2015, no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo. Situado na Rua Redentor, em Ipanema, o imóvel pertenceu ao produtor musical Guilherme Araújo por mais de 3 décadas. Uma joia preservada, repleta de história e de lembranças de festas de antigamente…

O livro contém 35 histórias de casas e prédios antigos do Rio, situados na zona Sul. São histórias e imagens apaixonantes, realizadas  por verdadeiros artistas apaixonados por esta cidade,  mostrando porque, um dia, ela foi tão maravilhosa…

Autor: Catherine Beltrão

Comment(1)

  1. Responder
    Eduardo Vieira says:

    Tive o privilégio e honra em receber de presente – e de uma pessoa que me é tão especial – um dos primeiros exemplares desta obra de grande valor, preenchendo uma lacuna de beleza e arte por muitas vezes não perceptível em meio à correria cotidiana ouesquecida por conta da falta de memória (ou visão para o passado, ainda que recente) comum ao brasileiro

Comente