Michelangelo Buonarroti (1475-1564) é considerado um dos maiores representantes do Renascimento Italiano, criador de ícones da arte ocidental, como a “Pietá“, o “David” e o “Teto da Capela Sistina“. Mas foi somente em 1975 que foi desvendado um segredo: o quarto que ocupou durante algumas semanas, em 1530, em uma das capelas dos Médici, em Florença.
Neste anos de 1975, Paolo Dal Poggetto, o então diretor do Museu das Capelas dos Médici, encontrou, por acaso, este tesouro. Por quê tesouro?
Porque as paredes do quarto da capela, localizado perto da Nova Sacristia, está repleto de desenhos a carvão e giz, tudo indicando tendo sido feitos pela mão do famoso artista Michelangelo.O quarto era uma espécie de alçapão de difícil acesso, contendo somente uma pequena janela pela qual entrava um pouco de ar. Após algumas pesquisas, Dal Poggetto concluiu que o artista ocupou o interior da câmara durante cerca de dois meses, em 1530, para se esconder da família Médici. Em 1527, uma revolta popular forçou o exílio dos governantes da família Médici, que tinham sido mecenas de seu trabalho até então. Michelangelo mudou de lado, alinhando-se aos florentinos. Mas os Médici voltaram ao poder e o artista, com medo, resolveu procurar abrigo no quarto da capela.
Ao serem descobertas, as paredes do quarto estavam cobertas de gesso. Foram necessárias algumas semanas de remoção da argamassa e de uma cuidadosa limpeza para serem revelados dezenas de desenhos.
Mas como os desenhos não estão assinados, eles podem ser atribuídos a Michelangelo?
Basta compararmos os desenhos com algumas das obras atribuídas ao artista.Um dos desenhos expostos em uma das paredes do quarto é um esboço de pernas sem corpo em diferentes posições. Ao compararmos estes esboços com a a estátua de Giuliano de Médici, produzida pelo artista e que está localizada sobre o túmulo do governante, na própria Nova Sacristia, não se tem mais dúvida: o desenho é de Michelangelo!
Um outro desenho que está figurado no quarto evoca a pose distinta e retorcida da estátua de “Apolo“, um trabalho inacabado de Michelangelo. Apolo foi encomendada por Baccio Valori, que era um político indicado pela família Médici que tentava voltar ao poder na cidade de Florença.
E o que dizer do esboço do desenho “Leda e o cisne“, baseado em uma história popular da mitologia grega? O esboço que figura no quarto é um espelho do desenho feito por Michelangelo…
A história mitológica é bem interessante… Leda, de casamento marcado com um rei de Esparta, descansava em seu belo jardim, quando um enorme cisne apareceu. Não demorou muito para Leda se entregar, de corpo e alma, à bela ave, que era nada mais nada menos que Zeus, o deus maior. Dessa união amorosa, Leda deu à luz quatro ovos, sendo um deles a famosa Helena de Troia.
Ao se comparar o esboço revelado em uma das paredes do quarto secreto com o desenho de Michelangelo, é impossível não assegurar que ambos foram feitos pelo mesmo artista!
Uma curiosidade: além de Michelangelo, outros grandes artistas também reproduziram essa história em suas obras: Leonardo da Vinci, Rubens, Cézanne, Boucher, Matisse, Botero…
Em 2020, o quarto secreto de Michelangelo finalmente poderá ser visitado por todos. Talvez uma brincadeira interessante seria adivinhar à qual obra cada esboço está associado…
Autor: Catherine Beltrão
Comment(1)
MIGUEL PENNA SATTAMINI DE ARRUDA says:
9 de janeiro de 2018 at 12:04Que maravilhosa aula de história da arte. Descoberta espetacular. Adorei esta postagem. Parabéns.