Pedaladas artísticas

Nestes últimos dias a bicicleta está em alta. Mas não é pela (ainda) pouca existência de ciclovias na maioria das cidades brasileiras. O que cresceu no noticiário cotidiano são as já famosas “pedaladas fiscais“. O que logo me deu vontade de expor o tema aqui no blog. Não as pedaladas fiscais. Mas algumas pedaladas artísticas.

Bicicletas - Ibere

Obra da série “Ciclistas”, de Iberê Camargo

Bicicletas - Ibere2

“Ciclista”, de Iberê Camargo

Certamente, o primeiríssimo nome que vem à mente com este tema é Iberê Camargo (1914 – 1994), gaúcho de Restinga Seca. “Sou um andante. Carrego comigo o fardo do meu passado. Minha bagagem são os meus sonhos. Como meus ciclistas, cruzo desertos e busco horizontes que recuam e se apagam nas brumas da incerteza.”

Criador de séries como “Carretéis“, “Idiotas” e “Ciclistas“, a obra de Iberê é cada vez mais respeitada e reverenciada. No último dia 27 de maio foi inaugurada  a exposição virtual “As Bicicletas de Iberê Camargo“, em plataforma web e mobile friendly, organizada pelo Itaú Cultural, disponibilizando 56 obras e com duração prevista de um ano.

Bicicletas - Juarez3

“Bicicleta de rodas quadradas”, de Juarez Machado

Bicicletas - Juarez2

Obra da série “Bicicletas”, de Juarez Machado

Outro artista que tem a bicicleta como tema permanente em sua produção artística é o catarinense Juarez Machado (1941). Com ateliers em Paris, Joinville e Rio de Janeiro, Juarez, além de pintor, é escultor, desenhista, caricaturista, mímico, designer, cenógrafo, escritor, fotógrafo e ator. Em novembro de 2014, foi inaugurada em Joinville, sua cidade natal, o Instituto Internacional Juarez Machado, com uma mostra de obras do artista que têm como tema central a bicicleta: “A bicicleta na vida e na obra de Juarez Machado“. O Instituto foi montado na casa onde Machado viveu nos anos 1960. Vale a pena assistir ao vídeo.

Bicicletas - Ander

“Vendedor de Artes II”, de Anderson Lemes (Alemão)

Bicicletas -Ander2

Obra da série “Bicicletas”, de Anderson Lemes (Alemão)

Adepto do grafismo e conhecido como “Alemão”, Anderson Ferreira Lemes (1983) nasceu em Assis e é professor, desenvolvendo o grafitti e as artes plásticas desde 2004. Com o grafitti registra a arte urbana em espaços públicos apontando as realidades locais e dando vida à grandes superfícies, monumentos e regiões isoladas de diversas cidades do Brasil. Os quadros da série “Bicicletas” ganhou notoriedade na internet e embora bastante jovem ainda, já fez exposições na Suíça, França, Alemanha, Portugal, Irlanda, Argentina, Chile, México, Japão, Estados Unidos, entre outros, totalizando 25 países.

Benditos sejam Iberê, Juarez e Alemão em suas pedaladas!

  Autor: Catherine Beltrão

 

Comente