Quem foi Mona Lisa?

A”Mona Lisa“, de Leonardo da Vinci (1452 a 1519) é a obra mais famosa, mais difundida, mais reproduzida, mais comemorada e mais valiosa de toda a História da Arte. No entanto, até hoje, não se sabe ao certo quem foi a modelo que Leonardo retratou.

monalisa

“Mona Lisa”, 1503-1506. Óleo sobre álamo, 77 X 53cm.
Belíssimo vídeo de Agnaldo Ferreira, sobre a obra. Duração: 15:46

A obra, um óleo sobre álamo, foi pintada entre 1503 e 1506 e é relativamente pequena em relação à sua enorme fama: mede 77cm X 53cm. A versão mais difundida da identidade da modelo para a obra sustenta que um rico cidadão de Florença, Francesco Del Giocondo, teria encomendado a Leonardo Da Vinci um retrato da sua esposa, Lisa di Antonio Maria Gherardini, em 1503. É possível que o rosto da Mona Lisa seja o mesmo da esposa de Del Giocondo, o que explicaria o outro nome dado à pintura: Gioconda. Mas, em uma variação desta versão, conta-se, também, uma história um pouco diferente: “A senhora Gherardini teria sido o grande amor de Giuliano de Medici (1479-1516), irmão do papa Leão X. O fato de ela ser casada tornava tal amor impossível, mas, segundo essa lenda, o quadro teria sido encomendado por Giuliano e não pelo marido dela”, diz a historiadora da arte Daisy Peccinini, da USP.

monalisa_leonardo

Mona Lisa seria o próprio Da Vinci?
Vídeo apresentando esta versão. Duração: 5:47

Para Lillian Schwartz, cientista dos Laboratórios Bell, Mona Lisa é um autorretrato de Leonardo da Vinci.  Esta versão é defendida pelo pesquisador italiano Silvano Vinceti, que pediu a exumação dos supostos restos de Da Vinci, enterrados no Castelo de Amboise, no Vale do Loire, na França, para tentar comprovar a tese de que a pintura é um autorretrato.

monalisa_olho

Código nos olhos de Mona Lisa?

Segundo Vinceti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização de Bens Históricos, Culturais e Ambientais, um código estaria inscrito nos olhos da Mona Lisa, na forma de letras microscópicas, não visíveis a olho nu. Ele diz ter identificado as iniciais LV, de Leonardo da Vinci, pintadas em preto sobre o marrom-esverdeado da pupila direita da Mona Lisa. No olho direito, ele diz ter identificado as iniciais CE ou possivelmente a letra B. No fundo da pintura, estariam os números 72, ou L2 se invertidos. Para Vinceti, essas inscrições seriam a chave para revelar a identidade da modelo da pintura.

Existem ainda  mais três versões de quem teria sido a Mona Lisa. A historiadora Maike Vogt-Lüerssen, de Adelaide sugeriu, após ter pesquisado o assunto por 17 anos, que a mulher por trás do sorriso famoso é Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para quem Leonardo da Vinci trabalhou como pintor da corte durante 11 anos. A quarta versão diz que a Mona Lisa é um auxiliar de Da Vinci, Gian Giacomo Caprotti, conhecido como Salai, com quem o artista teria mantido um caso. E a quinta versão defende a tese de que o rosto da tela seria o de uma escrava chamada Caterina, que, ainda por cima, seria a mãe de Leonardo.

O mistério faz parte da fama.

 Autor: Catherine Beltrão

Comente