Três divas da dança

Por ter sido criada pela minha avó Edith Blin, iniciei muito cedo minha relação com a arte.  Aos 4 anos, bem antes de começar a ler ou escrever, eu já distinguia obras de grandes pintores como Renoir, Van Gogh, Monet, Modigliani, Da Vinci. Aos seis anos, foi a vez da dança, mais precisamente, do balé. Passei sete anos fazendo pliés, écartés, entrechats, écartés, pirouettes… e foi ainda criança que aprendi a endeusar três das maiores bailarinas de todos os tempos: Anna Pavlova, Galina Ulanova e Margot Fonteyn.

pavlova_2

Anna Pavlova

Anna Pavlova (1881-1931) foi uma das pioneiras do balé russo e talvez a primeira estrela mundial do balé. Com sua leveza e maestria conquistou plateias e difundiu o balé por todos os continentes. Uma curiosidade: ela esteve no Brasil em 1919, logo depois de finalizada a Primeira Grande Guerra Mundial.

Anna Pavlova marcou a história da dança, tendo influenciado Sarah Bernhardt e Isadora Duncan, duas de suas admiradoras.

pavlova_1

Anna Pavlova

 

ulanova_2

Galina Ulanova

Edith - bailarina em azul

“Bailarina em azul”, de Edith Blin. Pastel sobre cartolina preta, 1957, 52 X 38cm

Galina Ulanova (1910 – 1988) nasceu em São Petersburgo e morreu em Moscou. Descendente de uma família de bailarinos, Ulanova é uma das bailarinas de maior força vital que os palcos já conheceram. Sua dança é extremamente expressiva, tendo interpretado diversos papéis devido a sua versatilidade artística. Tendo iniciado suas apresentações em 1928, interpretou vários balés no Teatro Kirov, em Leningrado e em 1944 foi transferida para oTeatro Bolshoi de Moscou. Nos anos 50, quando eu estudava balé, Edith fez este magnífico pastel – “Bailarina em azul“, inspirada em movimentos de Galina Ulanova.

Galina Ulanova e Margot Fonteyn são consideradas as maiores bailarinas do século XX.

ulanova_1

Galina Ulanova

 

Fonteyn_1

Margot Fonteyn

fonteyn_2

Margot Fonteyn

Margot Fonteyn (1919 – 1991), diferentemente de Pavlova e Ulanova, foi uma bailarina inglesa. Em 1935, Fonteyn tornou-se primeira bailarina com apenas dezesseis anos. Mais tarde, começou a dançar com o bailarino soviético exilado Rudolf Nureyev, vinte anos mais jovem do que ela, formando a dupla mais famosa do balé conhecida até hoje. Fonteyn e Nureyev eram idolatrados até Margot se aposentar em 1979.

Antes de morrer, Margot Fonteyn foi homenageada, junto com Nureyev, como a grande dama do balé do século XX.

Tive a ocasião de ver esta dupla dançar no Theatro Municipal/RJ, nos anos 60. Foi uma das maiores emoções de minha vida.

Ballet Dancer Dame Margot Fonteyn

Margot Fonteyn

Alguém poderia me dizer quem seriam as divas na dança do século XXI?

Autor: Catherine Beltrão

Comente