Van Gogh e o Dr. Gachet

A carreira de Vincent Van Gogh (1853-1890) durou cerca de 10 anos, tempo suficiente para ele pintar cerca de 800 quadros. Os dois últimos meses de vida do pintor foram os mais produtivos. No curto espaço de 60 dias, Van Gogh pintou 70 quadros.

Duas dessas obras, certamente entre as mais famosas, está o “Retrato do Dr. Gachet” , em suas duas versões. Pintados em 1890, ano de sua morte, a primeira versão atingiu o valor de US$ 82,5 milhões, cem anos mais tarde.

Vangogh_drGachet

“Retrato do Dr. Gachet” – 1ª versão. Ost, 1890, 67 X 56cm

Inseparavelmente entrelaçado com o último período da vida de Vincent van Gogh em Auvers, o Dr. Gachet era um personagem original. Ele era um médico psiquiatra interessado em quiromancia, mas a sua verdadeira paixão eram as artes. Paul Gachet manteve contato com muitos artistas, incluindo Manet, Monet, Renoir e Cézanne. Van Gogh consultou o Doutor Gachet a conselho do seu irmão Theo, quando recebeu alta do hospital em Saint -Rémy-de-Provence. Infelizmente, o médico não conseguiu ajudar Vincent a superar a sua angústia.

Vangogh_drGachet2

“Retrato do Dr. Gachet” – 2ª versão. Ost, 1890, 67 X 56cm

Em agradecimento à sua amizade e dedicação, Van Gogh pintou o seu retrato, em duas versões autênticas, no qual a figura do doutor Gachet aparece sobre um fundo azul. Ambas mostram o Dr. Gachet sentado à mesa, com a cabeça apoiada no braço direito e com uma erva medicinal (digitalis) que o caracteriza enquanto médico. Apesar da semelhança na forma, elas diferem pelo estilo. As cores utilizadas nas duas versões não são as mesmas, mas é sobretudo na “pincelada” que se percebe a diferença, a primeira revelando traços mais vangoghianos que a segunda.

Van Gogh e o Dr. Gachet: 126 anos de uma amizade tornada definitiva pelas mãos e pela loucura de um dos maiores gênios da pintura!

 Autor: Catherine Beltrão

Comente