Arte de Rua 3D

A Arte Urbana é uma arte encontrada nos meios urbanos, seja por meio de intervenções, performances artísticas e grafite, dentre outras. Esse tipo de expressão artística espalhada por todo o mundo, surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, e embora possua um caráter dinâmico e efêmero, ele é imortalizado pela fotografia. A Arte Urbana representa o encontro da vida com a arte, ou melhor, a fusão de ambas.

Talvez o tipo de Arte Urbana que esteja sendo mais difundida pela mídia atualmente é a Arte de Rua 3D ou a Arte de Rua
Tridimensional, que remonta a 1980, quando Kurt Wenner inventou essa forma fabulosa de arte de rua que pode ser feita com giz ou tintas e são surpreendentemente magníficas, criando uma uma ilusão de ótica aos olhos dos espectadores.

Suas obras são criadas usando uma projeção chamada anamorfoses (anamorphosis) que cria a ilusão de três dimensões quando vistas do ângulo correto.

Muitos artistas trabalham com a Arte de Rua 3D, mas cinco deles sempre estarão em qualquer lista dos dez mais. São eles:
Kurt Wenner, Leon Keer, Edgar Müller, Manfred Stader e John Pugh.

3d_KurtWenner

Arte 3D de Kurt Wenner

Kurt Wenner nasceu em Ann Arbor, Michigan e se orgulha de ser o inventor de desenhos em pastel tridimensionais. Ele produziu seu primeiro mural profissionalmente aos dezesseis anos e, aos dezessete anos, ganhava a vida como artista gráfico.

3d_LeonKeer

Arte 3D de Leon Keer

Leon Keer nasceu na Holanda e cria sua arte de rua 3D praticamente no mundo inteiro: Estados Unidos, Russia, México, Emirados Árabes, Austrália, Nova Zelândia e vários países da Ásia. Junto com a ilusão de ótica, seus trabalhos adicionam novas tecnologias como realidade aumentada e video mapping.

O artista Leon Keer trouxe o mundo do game Pac Man para a realidade . Ele usou a criatividade nas ruas de Venlo, na Holanda, para recriar o famoso jogo dos anos 80.

3d_EdgarMuller_Plasma

Arte 3D de Edgar Müller

Edgar Müller é um artista autodidata, especialista em arte de rua. Ele nasceu em Straelen, Alemanha e, ainda pequeno, já demonstrava seu talento e paixão pela pintura. Começou participando de simples concursos de pintores, que aconteciam na cidade vizinha até espalhar seu talento por toda Europa.

3d_ManfredStader

Arte 3D de Manfred Stader

Manfred Stader, nascido na Alemanha, começou a pintar as ruas – a arte do pavimento durante seus estudos de arte no famoso Städel Artschool em Frankfurt – no início da década de 1980 e em 1985 ele já havia se tornado um dos poucos mestres em pintura de rua.

3d_JohnPugh

Arte 3D de John Pugh

John Pugh é um artista americano, nascido em 1957. Cria sua arte desde os anos 70, tendo atuado nos Estados Unidos, Canadá, México , Barbados, Japão, Tailandia e Nova Zelândia. Sua arte não é somente ornamental oun curiosa. Ela também é provocativa, chegando às vezes a ser filosófica ou espiritual.

Autor: Catherine Beltrão

Comente