Dali visto daqui (Parte II)

Dali 3

Salvador Dali

A partir de 29 maio até 22 de setembro, uma mega exposição de 150 obras de Salvador Dali estará acontecendo no Brasil, no CCBB/RJ, em comemoração aos 25 anos da instituição. Pinturas, gravuras, documentos, fotografias e ilustrações produzidas entre 1920 e 1982 serão expostas, com ênfase no período surrealista, que consagrou o artista.

Uma das pinturas mais importantes da exposição é “Figuras tumbadas en la arena” (1926), da época em que Dali conheceu Pablo Picasso e foi influenciado pelo cubista.

Dali - figuras tumbadas em la arena - 1926

“Figuras tumbadas em la arena” – 1926

As peças que vem ao Brasil pertencem aos três maiores acervos de Salvador Dali no mundo: o da Fundação Gala-Salvador Dali — que mantém, além do Teatro Museu Dali, em Figueras, outros dois museus (o Castelo de Púbol e a casa de Portlligat, que o artista construiu em Cadaqués, às margens do Mediterrâneo) —, o do Salvador Dali Museum, na Flórida e o do Museu Reina Sofía, em Madri.

À luz de Portlligat, uma área de pescadores na minúscula cidade de Cadaqués, Dali pintou, entre outras telas, “El pie de Gala”, obra que também estará exposta no Brasil. Em tempo: Gala foi a mulher-musa de Dali, que abandonou o poeta Paul Elouard e sua filha para ficar com o artista em 1929.

Dali - el pie de Gala

“El pie de Gala” – 1975/76

Dali - casa Portlligat

Casa de Portlligat, em Cadaqués

A casa de Portlligat, conhecida por ter ovos de gesso gigantes instalados no telhado, recebe visitas de pequenos grupos de até oito pessoas por vez, que têm 40 minutos para percorrer o estranho acervo de dentro da casa: um urso branco empalhado segurando um abajur e com o peito coberto de medalhas, além de corujas, cisnes, bodes, gaiolas para grilos, esquilos, leões e veados de pelúcia.  No closet do casal, cobrem os armários fotos de Dali com várias personalidades como o Papa João XXIII, o ator Gregory Peck, o general Franco, o artista Marcel Duchamp e a estilista Coco Chanel, entre outras.

Dali - autoretrato cubista

“Autoretrato cubista” – 1923

Esta exposição de Salvador Dali pretende superar a marca recorde de 561.142 visitantes que O CCBB recebeu em 2012 em uma exposição de impressionistas que incluiu obras de Monet, Cézanne, Renoir, Gauguin e Van Gogh. As obras da exposição tem valor estimado em cerca de R$ 400 milhões e o orçamento da mostra brasileira ficou em R$ 9 milhões, um terço custeando apenas os direitos autorais das peças.

Em outubro a exposição será levada para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

Fontes: http://oglobo.globo.com/cultura/exposicao-de-9-milhoes-traz-ao-rio-em-maio-obras-de-dali-11936839#ixzz31KGIfLiY e http://catracalivre.com.br/rio/agenda/gratis/maior-exposicao-da-obra-de-salvador-dali-no-brasil-desembarca-no-ccbb/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=TwitterRio

 Autor: Catherine Beltrão

 

Comente