Arte digital (parte I): Alexey Kondakov

O que vem a ser arte digital? Simples. Quando o artista cria no ambiente gráfico computacional, ele está produzindo arte digital. E a arte digital pode ser enquadrada na arte contemporânea? Sim, sobretudo se levarmos em conta que a arte contemporânea é representada por vários movimentos artísticos, revelando-se por meio de diversas linguagens, através da constante experimentação de novas técnicas.  No caso, a linguagem é visual mediática.

Alexey1

Embora a arte digital possa ser expressada por várias técnicas – imagens fractais, imagens em 3D, animações, realidade virtual aumentada, entre outras – é bem interessante observar a ideia criativa do artista, ou seja, o que ele cria neste novo e sempre crescente ambiente tecnológico.

Alexey6

Neste contexto, inicio apresentando a arte digital de Alexey Kondakov, designer ucraniano, cuja proposta é fundir personagens de obras clássicas em ambientes populares cotidianos, como o metrô, cafés, bares ou elevadores.

Alexey3

As figuras escolhidas pelo artista são, em sua maioria, deuses e anjos. Dentro das obras, a grande maioria faz referência a movimentos como o Renascimento e o Barroco, onde a cultura da mitologia grega foi retomada. As obras de Caravaggio (1571-1610) estão entre as suas preferidas.

Alexey4

E por que Alexey escolheu figuras do Renascimento? Talvez ele tenha se identificado com a liberdade de evolução artística que este movimento apresentou, através de estudos de novas técnicas… É possível fazer um paralelo entre o Renascimento e a arte de Alexey que mistura o digital e a pintura, o popular e o erudito.

Alexey2

Mas o artista também utilizou personagens de obras acadêmicas, como as de William Bouguereau (1825-1905), pintor francês, considerado o último acadêmico…

alexey5

E que tal identificar, nas criações apresentadas neste post, as obras que Alexey Kondakov escolheu para compor suas criações? Uma pista: a primeira é de Bouguereau…

Autor: Catherine Beltrão

Comente