Os pierrôs de Edith Blin

O Pierrô é um personagem de mímica e da Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI. Seu nome original era Pedrolino, mas foi batizado, na França do século XIX, como Pierrot. O seu caráter é o de um palhaço triste e ingênuo, sempre apaixonado pela Colombina, que sempre o deixa pelo Arlequim.

EdithBlin_Carnaval!

“Carnaval”, carvão sobre papel, 42 X 32cm, 1943

EdithBlin_Pierrotenfant

“Pierrot enfant”, aquarela sobre cartão, 30 X 22cm, década de 50

Em suas quatro décadas de produção pictórica, Edith Blin (1891 – 1983) pintou e desenhou pierrôs, quarenta e dois ao todo. O personagem era um de seus preferidos, tendo até feito uma exposição com este tema, nos anos 70. Em 1943, apenas poucos meses após a artista ter começado a pintar, ela desenhou seu primeiro pierrô, “Carnaval!”. Nos anos que se seguiram, produziu algumas aquarelas com o tema, entre as quais “Pierrot enfant”.

A partir dos anos 60, Edith passou a usar a cartolina preta como suporte para a maioria de seus trabalhos. Ela dizia que, desta forma, conseguia se livrar mais facilmente de alguma obra que fizesse quando não gostava do resultado. Era mais fácil rasgar uma cartolina do que uma tela… A maior parte de seus pierrôs foram feitos na década de 70. O meu preferido é o intitulado “Pedido“, onde se percebe que o tratamento pictórico desta obra, agressivo e vigoroso, dá força à expressão de súplica sofrida apresentado pelo pierrô.

Edith_pierrot2

“Pedido”, óleo sobre cartolina, 50 X 37cm, 1970

Abaixo, três pierrôs: a “Pierrete” foi feita em 1964, em São Paulo, época de grande produção artística de Edith. “A dor do pierrô” mostra o personagem dentro da dor, sofrendo o desespero e a angústia da perda do amor. “Sonhos de uma noite de verão” seria uma interpretação da artista sobre a peça homônima de William Shakespeare …

Edith_PierreteeSonhos

“Pierrette”, óleo sobre cartolina, 48 X 36cm, 1964. “Sonhos de uma noite de verão”, óleo sobre cartolina preta, 50 X 37cm, 1970

EdithBlin_pierrot1

“A dor do pierrô”, óleo sobre cartolina, 75 X 50cm, 1970

EdithBlin_pierrot3

“Desafio”, óleo sobre cartolina, 52 X 38cm, 1979

Em abril de 1979,  seu filho Ivan morreu. Na época, Edith tinha quase 89 anos. Para desfocá-la da dor terrível que sentiu com a perda do filho,  uma exposição foi programada para o mês de agosto, na Biblioteca Regional da Lagoa, à convite de sua diretora, Maria Helena Perfeito. A temática da exposição foi “Pierrôs”. Apresentando a exposição, escreveu Paschoal Carlos Magno: “Tendo o tipo aparentemente gasto pelo tempo, as mãos pequenas e alvas veiadas de azul mais puro, não precisa informar quantos anos tem. Ela é dos seres que não têm idade. Pois pertence à raça dos constantemente jovens. É certo que sofreu muitas dores físicas e morais. Mas não aprendeu o vocabulário da revolta, o fraseado das queixas. Quando se afasta do seu mundo, sua sensibilidade se multiplica naqueles seres de sonho que são os Pierrots. Cada um de seus pierrots vale como poesia, com suas caras esfarinhadas, suas roupas arcoirizadas. Um artista é um ser autônomo que se revela de maneira pessoal: sua arte não imita coisa alguma. A respeito da pintora Edith Blin, vale a pena repetir Malraux quando diz que todo grande artista descobre com seu estilo uma expressão do mundo. Este é o mistério e o estilo de Edith Blin.”

Entre as obras expostas, estavam “Renascer é preciso” e “Desafio”.  Esta última representa o pierrô depois do sofrimento, desafiando o mundo. A obra “Renascer é preciso” foi feita poucos dias depois da morte do filho Ivan. Percebe-se claramente o desamparo da mulher (representando ela própria) sendo abraçada pela figura do pierrô, personagem sempre presente em sua temática de figuras.

EdithBlin_pierrot4

“Renascer é preciso”, óleo sobre cartolina, 75 X 52cm, 1979

Uma curiosidade a respeito desta exposição: Edith chegou a fazer alguns retratos ao vivo no local, entre eles a da inesquecível repórter Maria d’Ajuda, mulher do cantor Carlos José.

Mais informações:

www.edithblin.com e www.artenarede.com.br

Autor: Catherine Beltrão

Comments(2)

  1. Responder
    Eduardo Vieira says:

    Fiquei absolutamente impressionado com a quantidade de informações que, particularmente, desconhecia sobre os pierrôs de Edith. Sempre tive muita curiosidade a respeito, pois percebo que era um tema recorrente em sua obra, e o texto foi bastante elucidativo. Alias, ahei um dos mais belos e ricos posts do blog. E fiquei extasiado com as obras, em particular ´Sonhos de uma noite de verao´ .

    • Responder
      Catherine Beltrão says:

      O que existe neste “tesouro” que foi a trajetória e o legado de Edith Blin é praticamente inesgotável. Ainda vou escrever muitos posts sobre esta artista, pois talvez eu seja hoje a pessoa ainda em vida que mais detenha informações sobre ela. Obrigada pelo interesse e pela partilha destes momentos iniciais do blog!

Comente