Toulouse Lautrec e as noites de Montmartre

Lautrec

Toulouse-Lautrec, em foto de 1894

 

Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (1864—1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês. Tendo nascido numa família nobre, deixou sua marca pintando a vida boêmia de Paris do final do século XIX.

Sofreu dois acidentes em sua juventude, fraturando o fêmur esquerdo aos doze anos e o direito aos quatorze anos. Os ossos mal soldados pararam de crescer e fizeram com que Lautrec não ultrapassasse a altura de 1,52 m, tornando-se um homem com corpo de adulto, mas com pernas curtas de menino.

Lautrec_equestrienne_(at_the_cirque_fernando)_1887

Amazona (no Circo Fernando). Ost, 1887.

Em 1881, decidiu ser pintor e foi morar em Paris. Foi atraído por Montmartre, uma área famosa pela boemia e por ser repleta de artistas, escritores e filósofos.

Lautrec_nacama_1893

“Na cama”. Ost, 1893.

Lautrec frequentava assiduamente o Moulin Rouge e outros cabarés parisienses, o que não agradava nem um pouco a sua família.

Lautrec_La_Goulue_arrivant_au_Moulin_Rouge_1892

“A Gulosa chegando no Moulin Rouge”. Ost, 1892.

Levando uma vida boêmia, o artista exagerava no consumo de bebidas alcoólicas e nos diversos relacionamentos com mulheres.

Ele até inventou um coquetel! O “Terremoto” (Tremblement de Terre) é atribuído a Lautrec. É uma mistura potente de 1/2 parte de absinto e 1/2 parte de conhaque, servido em copo de vinho sobre cubos de gelo ou batido com gelo em coqueteleira.

Lautrec_Au_Salon_de_la_rue_des_Moulins_1894

“No Salão da Rua des Moulins”. Ost, 1894.

Bebidas e mulheres deixaram Lautrec vulnerável a doenças: contraiu sífilis.

Quando o cabaré Moulin Rouge abriu as portas, Toulouse-Lautrec foi contratado para fazer cartazes. Posteriormente ele passou a ter
assento cativo no cabaré, onde suas pinturas eram expostas.

Lautrec_cartaz2_1892

Cartaz publicitário para o Baile-Concerto do Moulin Rouge, apresentando A Gulosa. 1892.

Nos muitos conhecidos trabalhos que ele fez para o Moulin Rouge e outras casas noturnas parisienses, estão retratadas a  dançarina Louise Weber, mais conhecida como a louca e cativante La Goulue (“A Gulosa“), criadora do cancan francês, e também a dançarina Jane Avril, mais recatada.

Lautrec_cartaz3_1893

Cartaz publicitário do Moulin Rouge, apresentando Jane Avril. 1893.

A criação e impressão destes cartazes foram decisivos na revolução da publicidade do século XIX, quando a arte deixa de ser patrocinada e financiada apenas pela Igreja e os nobres, para ser comprada e utilizada pelo comércio crescente gerado pela revolução industrial.

Assim, Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau.

Lautrec_cartaz1_1891

Cartaz publicitário para Aristide Bruant, em seu cabaré. 1891.

Estima-se que Lautrec tenha pintado mais de 1000 quadros a óleo (737 estão catalogados), mais de 5000 desenhos (275 aquarelas, 5084 desenhos catalogados) e cerca de 363 gravuras e cartazes.

 Autor: Catherine Beltrão

Comente