A Física na pintura de Vermeer

Muito já se escreveu sobre a relação da Matemática com a Arte. Por exemplo, o numéro Phi, ou número áureo, definido por Euclides há mais de 2000 anos, foi ilustrado pela primeira vez por Leonardo da Vinci, em seu célebre “Homem Vitruviano.” Michelangelo, Botticelli e Salvador Dali também utilizaram a proporção áurea em algumas de suas obras.

Mas e a Física? Haveria alguma relação da Física com a Arte?

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“Girl with a Pearl Earring c. 1665-1666”. Real Galeria de Arte Mauritshuis, em Haia

Johannes Vermeer (1632-1675), um dos maiores pintores holandeses junto com Rembrandt, responde a esta pergunta.

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Vídeo sobre a Era de ouro da Pintura holandesa.

No século XVII, (1632-1675), a Holanda era certamente um centro para manufatura de instrumentos ópticos de alta qualidade. Naquela época, já se conhecia um dispositivo ótico chamado “câmara escura”,  que reproduzia uma imagem fiel de uma cena real para uma tela. Era uma espécie de antecedente da câmara fotográfica, 150 anos antes de sua invenção!

Supõe-se que Vermeer utilizou este dispositivo para conseguir um posicionamento preciso em suas composições, nas quais os efeitos da luz geram uma perspectiva cujo resultado não pode ser obtido a olho nu, ou seja, sem o auxilio de uma lente. Além disso, Vermeer também teria utilizado espelhos na confecção de suas pinturas. Os espelhos também necessitam de luz para refletir uma imagem, ou seja, para um observador visualizar a imagem, ele precisa receber raios luminosos provenientes do objeto.

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“The Music Lesson”, pintura (1662), óleo sobre tela, 73,3 x 64,5 cm . Na The Real Collection, Windsor, Londres.

Saído em 2013, o documentário “Tim’s Vermeer” pretendeu mostrar como um inventor texano – Tim Jenison – conseguiu reproduzir à perfeição a obra “The Music Lesson“, com a utilização de uma câmara escuro e espelhos. Foi um projeto que durou cinco anos, desde a sua concepção, passando pela construção dos objetos existentes na obra e fora dela, até chegar à sua execução. Para ver o documentário na íntegra, clique aqui.

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“A Kitchen Maid”, c. 1658

Não há um número exato de obras atribuídas a Johannes Vermeer, mas especula-se que seja entre 35 e 40 pinturas, pintando apenas duas ou três telas por ano. A maioria era de interiores e cenas cotidianas, com técnica peculiar e inconfundível.

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“Girl with the red hat”. c.1665-66

Arte e Ciência, entidades totalmente conectadas: ontem, hoje e para sempre!

 Autor: Catherine Beltrão

Comments(2)

  1. Responder
    MIGUEL PENNA SATTAMINI DE ARRUDA says:

    Maravilhosa essa postagem. O documentário é espetacular e mostra a ciência a serviço da arte. Como terá sido o truque verdadeiro usado por Vermeer? Que trabalho incrível desenvolvido pelo Tim para provar sua teoria. O dinheiro a serviço de coisas úteis. Amei este blog e esta reportagem. Parabéns por tanta informação nova e útil.

  2. Responder
    Leonardo Alves says:

    Magnífico como ciência, mas havia muito mais em vermeer ,pois ele conseguia uma luz translúcida e vibrante devido uma técnica de mestre ,existe toda uma preparação de empastamento de tinta ,com glaces transparente. …etc.Por isso digo que quase conseguiu ,existe grande diferença entre colorir mas dar qualidade no que é pintado é que faz toda diferença, mas Parabéns pela experiência. …

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