“Eterno campeão”, de Theta Miguez (1949 – 2005)

Hoje, primeiro dia de maio de 2014, decorridos vinte anos da morte deste ídolo maior Ayrton Senna, o blog do ArtenaRede não poderia deixar de render-lhe uma homenagem. Em nosso contexto artístico, esta homenagem se traduz em apresentar a história da obra “Eterno Campeão“, da artista plástica Theta C. Miguez.

ThetaMiguez

Theta Miguez

Théta C. Miguez é natural de Igarapava, São Paulo, tendo participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. A artista faleceu em 2005, tendo feito a maior doação da história do Museu Artenarede: além desta obra, ela doou mais 27 obras magníficas, que compõem a exposição completa intitulada “Retratos do Apocalipse”.

Eterno Campeão” foi doada ao Museu Artenarede em 2003, por Theta Miguez. Esta obra nos traz o olhar, a aura, o pensamento de Ayrton Senna para dentro de nosso pequeno mundo interior… e ele, então, fica imenso!

Theta_AyrtonSenna

“Eterno campeão”, técnica mista (acrílica, areia de quartzo e resina), 2002, 40 X 50cm

Segundo as próprias palavras da artista: ‘Esta obra, que fiz com muito carinho, representa a imagem que captei na TV, quando Ayrton Senna, na sua última corrida em Ímola na Itália, já de capacete, dentro do seu carro, dirigia seu olhar aos fotógrafos e câmaras de TV. Parecia um olhar de despedida, que jamais esquecerei. A tristeza desse olhar traduzia os mais profundos sentimentos de sua alma como um pressentimento sobre aquele dia fatídico.’

Após a doação, em 2003, esta obra já participou de duas exposições itinerantes do acervo do Museu ArtenaRede: em agosto de 2003, na Queijaria Suiça – um dos pontos turísticos mais visitados do Circuito Tere-Fri, na região de Nova Friburgo – localizada na Estrada Teresópolis-Friburgo, km 49 e em setembro de 2012, na galeria Usina Cultural, da Energisa, localizada na Praça Getúlio Vargas, centro de Nova Friburgo.

Autor: Catherine Beltrão

Comente