“A Sagração da Primavera”, de Luiza Caetano

Por vezes, a obra ainda está iniciando sua trajetória mas temos a certeza absoluta que daqui a alguns anos, ela fará parte da constelação de grandes obras legadas por grandes artistas. É o caso da “Sagração da Primavera“, de Luiza Caetano.

Luiza

Luiza Caetano

Luiza Caetano, nascida em 1946, Mafra/Portugal, é uma artista naïf autodidata.  Pintora e escritora eclética, criativa e inquieta, cujos temas se envolvem quase sempre com suas emoções e paixões,  encontramos muitas vezes em seus quadros personagens como Frida Kahlo, Diego de Rivera, Botero, Fernando Pessoa e Amália Rodrigues, entre muitos outros. Intensamente laureada em eventos que participa, Luiza nunca perde a humildade e a coragem de expor, em imagens e escritos, sua incrível e mágica trajetória de vida.

Luiza - face

“A Sagração da Primavera”, acrílica sobre tela, 2014, 36 X 46cm

Abaixo, texto que Luiza Caetano me enviou, acerca da obra “Sagração da Primavera“:

“Este quadro – SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA – aconteceu exatamente nesta primavera de 2014  com todas as politonalidades (como diria Leonard Bernstein) que em todos os anos estes tempos nos transmitem. As cores! A força esotérica! O renascer da vida com todo o seu  revivalismo. E não só!

Lembrei a música maravilhosa de Igor Stravinsky, a coreografia espantosa de Nijinsky e Diaghilev donde aconteceu este mesclado de cores, de luzes e da força criativa entre a terra e o céu. Entre o sonho e a fantasia. Entre a vida e a morte. Entre todos os nomes sonantes, talentosos e famosos em que me inspirei, creiam-me humildemente ajoelhada na tentativa de criar a grande festa das Cores que é realmente a Primavera.”

Luiza Caetano e sua feérica “Sagração da Primavera” foram escolhidas para representar Portugal no International Meeting da Eslovênia em Junho.

Mais informações:

– Post sobre Luiza Caetano neste blog: http://artenarede.com.br/blog/?p=149

– Luiza Caetano no Facebook: https://www.facebook.com/PintoraPoeta e https://www.facebook.com/EntreVersosETelasDeLuizaCaetano

Autor: Catherine Beltrão

 

Comente