22 de julho: os mistérios de Maria Madalena e Edith

Hoje, 22 de julho, dois mistérios estão sendo desvendados: o verdadeiro rosto de Maria Madalena e o verdadeiro nome (completo) de Edith Blin.

Edith_Madalena_reconstituicao2

Rosto de Maria Madalena, reconstituído em 3D.

Maria Madalena foi descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. Venerada pelas Igrejas Católica, Anglicana e Ortodoxa, sua festa litúrgica é celebrada a 22 de julho.

O rosto de Maria Madalena, que segundo a Bíblia foi uma das primeiras pessoas a ver Jesus após a ressurreição, teve sua face reconstruída a partir do próprio crânio. A imagem, recriada utilizando técnicas em três dimensões, foi feita por dois brasileiros: Paulo Miamoto,  especialista em odontologia e antropologia forense, e o designer Cícero Moraes. O projeto está sendo apresentado oficialmente ao público hoje, dia 22 de julho de 2015. Para mais informações, acesse aqui. (Matéria apresentada no programa Fantástico da Globo em 19.07.2015, com vídeo de 5:36)

Edith_atriz2

Edith Jeanne Marie Madeleine Blin, nos anos 20 do século XX, quando atuava como atriz de teatro.

Edith Blin (1891-1983), pintora francesa, nasceu na pequena cidade de Pontorson, frente ao Mont Saint-Michel na Normandia, em 22 de julho. Nome completo de solteira: Edith Jeanne Marie Madeleine Blin.

Quando lhe perguntavam por que seu nome era tão extenso, Edith explicava: parte do nome se devia ao fato de ter nascido no dia da santa Maria Madalena: 22 de julho.

Mas, até hoje, pouquíssimas pessoas tiveram conhecimento de seu nome completo. E hoje pode ser que eu, sua neta, seja a única a saber disso. Daí a importância de desvendar esta relação Edith-Maria Madalena.

Em seus 40 anos de pintura, Edith pintou algumas Madalenas. Sempre ligadas ao sofrimento. Uma delas é apresentada abaixo.

Edith_OsofrimentodeMadalena

“O sofrimento de Maria Madalena”, de Edith Blin. Década de 50, ost, 80 X 65cm

 

É claro que a notoriedade de santa Maria Madalena é infinitamente maior do que a da pintora Edith Blin. É claro que a notícia do rosto de Maria Madalena sendo desvendado é muito mais chamativa do que o nome completo de Edith Blin ser composto também por Marie Madeleine. Mas o registro das duas notícias, juntas em um só texto, não deixa de provocar em mim um arrepio de fé e de saudade. E não há como não compartilhar este arrepio.

Autor: Catherine Beltrão

Comment(1)

  1. Responder
    Marcia Leal says:

    Parabéns pelo texto! Adorei!

Comente